Baixada já vive a expectativa para mais uma temporada de verão
30NOV
Com a chegada de dezembro, duas palavras já vem, quase que automaticamente, à cabeça das pessoas: férias e praia. O último mês do ano é mesmo diferenciado. As festas – Natal e Ano Novo – junto com o recesso escolar são as combinações perfeitas para as famílias se agendarem e curtirem merecidos dias de descanso.
E quem mora na Baixada Santista também já sabe que é neste período que a região fica repleta de turistas. Quem trabalha no comércio também já tem ciência disso. Por este motivo, comerciantes, empresários e agentes públicos se planejam na expectativa da chegada de mais uma temporada, período fértil para a economia da região. E a expectativa para este ano é a de que seja uma das melhores dos últimos tempos.
As ações já começaram e os reflexos são sentidos, ainda tímidos, mas, com o passar dos dias, ganham cada vez mais forma e força. Contratações temporárias em hoteis, bares e restaurantes, por exemplo, já foram providenciadas. As reservas nos estabelecimentos, visando a virada do ano, já estão adiantadas e em alguns lugares praticamente esgotadas. A movimentação de passageiros no terminal de cruzeiros ultrapassará a casa de 1 milhão de pessoas.
Luiz Dias Guimarães, presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, entidade voltada à fomentar o turismo na Baixada, destaca o otimismo quando fala desta temporada de verão. “Nos últimos anos, a região e, principalmente Santos, se firmaram, gradualmente, como destino turístico. No ano passado, a vinda de turistas para cá foi grande e esperamos que cresça novamente”, afirma, observando que Santos também está se diferenciando na área do turismo de negócios, o que movimenta o município o ano inteiro e não apenas na temporada.
Guimarães conta que, em média, entre o Natal e o Carnaval, a taxa de ocupação dos hotéis da Cidade fica entre 80% e 90%, “um dos índices mais altos do País”, ressalta, fazendo uma pequena ressalva. “Sabemos que o sucesso deste período está condicionado com as condições climáticas. Ou seja, um verão chuvoso se traduz de forma negativa para o comércio. Agora, se a estação tiver menos chuva, o sucesso está praticamente garantido”.
Quem concorda é o presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista, (SinHoRes), Salvador Gonçalves Lopes. “Com certeza, ainda dependemos de tempo bom para confirmar os números, mas nossa ideia é para que a ocupação chegue a 90%”.
Guimarães lembra a importância econômica do turismo para a Baixada. “Temos mais de 50 atividades econômicas que se beneficiam diretamente do turismo, geram empregos”, destaca, lembrando que Santos recebe cada vez mais investimentos que solidificam o mercado turístico, como as novas redes hoteleiras e os empreendimentos que surgem em vários pontos do Município.
“Graças ao Porto, que está em expansão, e à área de petróleo e gás, nós estamos atingindo pessoas com maior poder aquisitivo. Santos hoje é uma cidade que, como destino turístico, está muito além dos jardins”, aponta o presidente de Bureau.
Gonçalves Lopes também segue esta linha. “Nossa região tem realmente uma tendência para este turismo. As pessoas estão cada vez mais exigentes na busca por hospedagem. Os restaurantes também refletem isso. Chegaram novos, os antigos foram reformados, tudo para oferecer uma estrutura ainda melhor”, diz.
O próprio sindicato, verificando este movimento, desenvolve ações em parceria com os associados e demais entidades para melhorar o atendimento. Capacitações são feitas para preparar a mão de obra. “As contratações temporárias já começaram e o sindicato se adiantou, oferecendo cursos para melhorar a qualificação de quem se candidata às vagas”. Assim, a roda da economia gira, e, durante a temporada, turistas e santistas sairão ganhando.
Boqnews
Gostar disto:
Be the first to like this.
Quer alugar ou comprar imóvel >>> Consultor imobiliário >> Wilson Assunção Creci 89944 =013 91158446